NOSSAS PRAIAS
SÃO MAIS DE 42 OPÇÕES DE BELAS PRAIAS!
SÃO MAIS DE 42 OPÇÕES DE BELAS PRAIAS!
A primeira freguesia da cidade foi fundada junto a um dos pontos que ainda hoje é um dos mais tradicionais: a Lagoa da Conceição. Algumas construções da época colonial ainda permanecem preservadas. Situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceiçãoreúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa de Florianópolis.
Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade. Múltiplas atividades e de naturezas distintas estão presentes na Lagoa. Os esportes náuticos invadem as suas águas. Piqueniques, caminhadas, passeio de pedalinho, escunas e caiaque também fazem parte do cenário. Cultura, arte, música, gastronomia, esportes… tudo reunido pela Lagoa, que é formada pelo Canto da Lagoa, Canto dos Araçás, Sertão Grande e Retiro da Lagoa.
Para quem vem em família, a temperatura média de 27ºC das águas durante o verão, a pouca profundidade causada pelo assoreamento e a ausência de ondas e correntes fazem da lagoa um lugar seguro e agradável para as crianças. No entanto, é bom ficar de olho nos relatórios de balneabilidade, principalmente durante a alta temporada.
Para quem vem em turma e quer badalação à noite, o Centrinho da Lagoa é a aposta certa. Além de importante recanto histórico, a Lagoa da Conceição é um dos principais redutos da vida noturna de Florianópolis, com diversos bares e restaurantes.
A Lagoa da Conceição é um lençol d’água com aproximadamente 15 quilômetros quadrados cercados por montanhas e com uma ligação através de um canal com o mar. Em muitos lugares de seu contorno, só existe acesso de barco, sendo que boa parte de suas margens ainda está praticamente intocada.
As praias no Leste da Ilha começam com um cartão postal: a Lagoa da Conceição, uma das paisagens mais bonitas do país e parada obrigatória para quem visita Florianópolis. Lá, já no topo do morro tem o Mirante Mirante Manoel de Menezes, onde você poderá ver de uma maneira privilegiada toda a lagoa e seus encantos. No Centrinho da Lagoa concentra-se vários bares e restaurantes, que sempre é o point não importando a temporada. Nas Rendeiras, principal avenida da lagoa, encontre as famosas rendeiras, com o artesanato de maior expressão na Ilha, vários restaurantes especializados em frutos do mar e as dunas que se estendem até a Praia da Joaquina. Esta se consagra como santuário dos surfistas devido às ótimas ondas que proporciona, tornando-se palco de circuitos nacionais e internacionais de surf.
Ao lado da Joaquina está a Praia Mole, também reduto do surf e conhecida por ser frequentada por jovens e sarados durante todo o dia, tendo na alta temporada música e até mesmo luau. Seguindo, encontramos a Praia da Galheta, com acesso somente através de uma trilha. A simpática Praia da Barra da Lagoa tem uma atmosfera que respira a pesca, sendo assim há vários restaurantes especializados em frutos do mar. Também é boa para o surf, principalmente o iniciante.
E a Praia do Moçambique, a maior em extensão e praticamente inexplorada, por ficar em meio a uma reserva ambienta, é muito buscada para o surf, principalmente o costão esquerdo, onde fica o Morro das Aranhas. Completamente cercada por natureza, fica longe de serviços; então é bom levar o que precisa.
São nas Praias no Sul da Ilha que encontramos o aspecto rústico da vida dos pescadores, além de verdadeiros paraísos da natureza e de marcos da nossa história colonial, como o Ribeirão da Ilha, uma das primeiras comunidades do Estado. Nessa região também estão localizadas as praias preferidas dos surfistas. Ao começar pela Praia do Campeche, com seus longos trechos de areias brancas e boas ondas quase todo dia. É da areia do Campeche que vemos a famosa Ilha do Campeche, que além de muito bonita vista da praia pode-se chegar até lá de barco e passar o dia. Um passeio incrível e inesquecível.
O Morro das Pedras tem uma longa faixa de areia e ainda não tem divisa com a vizinha, a Praia do Campeche. Então, além de passear dá para caminhar bastante. É na Armação que vemos inúmeros barcos atracados e fundeados, um cenário lindo de se ver. Ela não é uma praia, mas não podemos deixar de comentar essa grande atração dessa região, a Lagoa do Peri, que é a maior reserva de água doce da ilha. O Matadeiro é a praia vizinha da Armação e só é possível chegar em suas areias por meio de trilhas leves.
Seguindo mais para o sul, depois de percorrer trilhas pela mata e pelos morros,você descobrirá a praia da Lagoinha do Leste, as únicas maneiras de se chegar nela é por trilha ou por barco. Em uma trilha mais rápida está Naufragados, onde encontra-se um farol e muitas e belezas. Essas duas últimas são preservadas da ação do homem, com lagoa, mangues e vegetação nativa. A praia do Pântano do Sul é rica em gastronomia, saboreie os pratos típicos da Ilha.
As Praias do Norte da Ilha são as mais desenvolvidas quanto à infraestrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, entre outros serviços turísticos. Canasvieiras e Ingleses são os principais balneários, mais populosas e movimentadas. Muito procuradas pelos turistas do Mercosul e por famílias em busca de águas quentes e tranquilas; nelas você encontra de tudo. São verdadeiras ‘cidades independentes’.
É nesta região também que ficam Jurerê Tradicional e Daniela, outras duas praias frequentadas principalmente por famílias com filhos pequenos, justamente pelo mar calmo e cristalino. Assim como Cacupé, que além das águas tranquilas tem um calçadão para passeio e contemplação. Jurerê Internacional esbanja o seu glamour. Enquanto as comunidades de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são bairros tradicionais de colonização açoriana, que mantém aquele ar bucólico.
Por um trilha meio íngreme, temos a Praia do Forte, um recanto de pescadores e poucos habitantes. A praia de Cachoeira do Bom Jesus por não ter um marco divisório entre as praias de Ponta das Canas e Canasvieiras tem uma orla gigantesca. Próxima dali está a tranquila Praia da Lagoinha. A Praia Brava concentra as águas quentes do Norte da Ilha com as ondas do mar aberto. Um recanto para muitos surfistas. Ideal também para o surf está a Praia do Santinho, que também guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina.